segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Experimenta ser feliz

Honestamente!!!
Eu não consigo entender esssa dificuldade que as pessoas persistem em ter quando diz respeito à ser feliz!
Tá eu sei! Você não está entendendo nada!
Mas pensa comigo...  você tem aquele cantinho todo seu, que tem a sua cara e onde só entram coisas e pessoas que você realmente gosta e quer na sua vida; tem acesso a internet e descobre diariamente mais assuntos que interessam do que deveriam; por que seu tempo livre para
pesquisá-los é absurdamente  insuficiente.
Existem mais livros no mundo do que você será capaz de ler em mil vidas, pelo menos três filmes estreando no cinema todo mês; duas peças novas no teatro , tantas  músicas incríveis que você ainda não conhece, que mesmo que dedicando-se 24 horas por dia à simplesmente ouvir música, ainda assim você continuará a ser praticamente um ignorante músical, não tem como dar conta do universo que é a música .
Há "muuuuita" gente que pensa e vive de uma forma absolutamente distinta da sua em qualquer lugar que você vá, e acredite: basta uma hora de covivência com muitas dessas pessoas, para provocar  uma tal curiosidade em ouvir mais e entender o que é aquele jeito de ver as coisas e de se expessar que elas tem, que você vai sentir questionamentos brotando aos montes em seus pensamentos  e seu íntimo invadido por borboletas que trazem aquela sensação indescritívelmente boa, que instiga você a buscar mais.
Lugares e costumes culturais, valores e posturas que você nunca imaginou serem possíveis e que estão infinitamente distantes dessa sua bonitinha e polida "jaula"  que te condicionaram a ver como "segura" e aprovada socialmente.
Acho que observo um tanto de mais... talvez tenha lido um tanto de mais; e admirado o mapa mundi tempo suficiente para entender a magnitude desse mundo  e a pequenês de meus pontos de vista e conhecimentos.
Nos meus cada vez mais raros... momentos de ócio, eu fico aqui  boba a babar nesse mundo magnífico que vai de Ushuaia a Groeenlândia.
De gente que bebe e come  coisas que me são  muito estranhas, que quando abre a janela de manhã nem nota a paisagem que a mim me faria delirar, que tem um conhecimento de patrimônio imaterial de uma cultura de gente, de " um saber fazer" genial  lhe foi transmitido por outras gerações sobre coisas que eu nem sonharia que existem, e quando os descubro em alguma página  da internet me tomam de encanto e reacendem "minha eterna  vontade de fugir" e me perder nesse universo do estranho que tanto amo, chamado mundo.
Admito, eu não sou uma pessoa daquelas que tem um raciocínio totalmente lógico e que tem ausência de uma dose de loucura. Pelo contrário minha fração de loucura é até "bem generosa..." mas talvez por isso mesmo consiga ver as coisas de uma forma tão prática.
Eu definitivamente  não entendo por que complicar o que é simples, o mundo está aí bem na tua volta cheio de pessoas, sensações  elementos, lugares e experiências  que chamam você  a literalmente como a expessão já diz: "experimentar"!

Do latim experientĭa. - A palavra experientĭa é formada por três partículas, que são:"ex" (fora), "peri" (perímetro, limite) e "entia" (ação de conhecer, aprender ou conhecer).
Literalmente pode ser traduzida como o ato de se aprender ou conhecer além das fronteiras, transcender limites.
Acredito que esse problema de infelicidade crônica está é nesse mundo tão egocentrico, que essas mesmas pessoas  que tanto se queixam, insistem em viver; por que isso as torna incapazes de entender que existe um vasto mundo além delas.
Vai lá... Te despe de pré-conceitos, arranca essas raízes  velhas que só te tolhem , te veste de bom humor e vai ter a EX PERI ÊNCIA de ser feliz!!!!    





domingo, 5 de março de 2017

Fête des Grands-Mères

No primeiro domingo de Março comemora-se na França o dia da avó.
Esta data foi criada como uma estratégia comercial segundo relatos por uma marca de
café chamada "le café Grand'Mère" isso em 1987;  porém caiu  imediatamente nas
graças dos franceses por ser a "vó" figura de grande importância no que diz respeito à manter
vivas as tradições de famílias e promover a integração de diferentes gerações.
Muitos nomes de sucesso na gastronomia francesa tiveram origem nas cozinhas de suas avós.
Eu já admito que sou mega carente de vó, não tive o privilégio de conviver
com as minhas e amo perdidamente essas senhorinhas geniais e cheias de histórias que amam incondicionalmente seu netos e fazem tudo por eles.
Ter vó é ter uma mãe um tantinho mais "relax" que as vezes em vez de dar bronca ri
gostosamente do que fizemos,  abraça forte e nos beija muitooo.
Vó é assim... só amor!!!
  


                


    Imagem: Web

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

2017 marca definivamente o cotidiano francês sem sacolas plásticas

Não há quem não conheça a bela e famosa imagem que percorre o mundo, de
um francês com a baguete embaixo do braço.
Aos mais atentos, novas e espetáculares imagens deverão surgir neste ano de 2017, pois, desde 1 de Julho de 2016 por conta da aplicação da lei  de transição energética, a França
proibiu o uso de sacolas plásticas não biodegradáveis e não compostáveis nos caixas do
comércio, e a partir de 1 janeiro de 2017 essa proibição se estendeu a todos os pontos de vendas. 
A lei foca também a forma de embalar frutas, verduras e queijos vendidos
nas tradicionais feiras francesas. 
Até 2016 as embalagens plásticas encontravam-se disponíveis  para o consumidor, e a forma
adotada para desestimular o seu uso era cobrar por estas embalagens.


Esta é uma das medidas que visa diminuir os impactos naturais e econômicos, que
vem afetando cada dia mais a  saúde humana e o meio ambiente; e de quebra darão as ruas francesas um charme a mais com o belo colorido das sacolas retornáveis.  

A lei  "n° 2015-992 du 17 août 2015 relative à la transition énergétique pour la croissance verte"  faz parte do combate as alterações climáticas mundiais.

O atigo 75 refere-se a esta proibição e no link a seguir  disponibilizo
a lei na íntegra na versão em vigor:


Article 75

En savoir plus sur cet article...
I. - A modifié les dispositions suivantes :
- Code de l'environnement
Art. L541-10-5
II.-La production, la distribution, la vente, la mise à disposition et l'utilisation d'emballages ou de sacs fabriqués, en tout ou partie, à partir de plastique oxo-fragmentable sont interdites. Un plastique oxo-fragmentable est dégradable mais non assimilable par les micro-organismes et non compostable conformément aux normes en vigueur applicables pour la valorisation organique des plastiques.
III.-A compter du 1er janvier 2017, l'utilisation des emballages plastique non biodégradables et non compostables en compostage domestique pour l'envoi de la presse et de la publicité adressée ou non adressée est interdite.
IV.-Le Gouvernement remet au Parlement un rapport, au plus tard le 1er janvier 2018, sur l'impact économique et environnemental de la mise en œuvre des I et II du présent article.


Foto:  © Maxppp / Dariusz SZUSTER

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ah.. As Magnólias!


Não sei por que repentinamente me vieram à
memória as magnólias.
A primeira vez que vi uma magnólia no pé foi em
2008, quando estava na França.
Caminhava pela rua quando fui subitamente tomada por um perfume inebriante que nunca havia sentido antes, ao
procurar de onde vinha, deparei-me com uma árvore
com lindas flores  brancas; até então... 
desconhecidas para minha pessoa.
Mais tarde já em casa, fui sanar minha curiosidade na
internet e então descobri que a bela flor branca, era nada menos que a famosa Magnólia.
Sim, agora etendia eu  o por que de sua notoriedade.
Fiquei a perguntar-me por que aqui no Brasil
nunca havia visto uma magnólia?
E olhem que tenho absoluta certeza de que nunca a havia encontrado, é impossível passar incólume por um pé de magnólias.
O perfume delas jamais permitiria tal fato!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Das particularidades da história da "toilette"



No final do século XIX, quando o banho começou a entrar nos hábitos das classes mais abastadas, o mais comum era a contratação dos serviços de banhistas ambulantes, em geral homens fortes que carregavam banheira e água quente até o apartamento e depois desciam com tudo novamente.
Segundo a história o banho para os franceses é algo muito especial  e por isso não pode ser diário. Afinal, encher uma banheira e mergulhar o corpo nela demanda tempo e dedicação.
O que eles fazem diariamente é a sua  "toilette", para nós brasileiros um "banho de gato".
Eles enchem a pia com água quente e com a "gant de toilette" uma luva atoalhada que umedecem e ensaboam, higienizam o corpo de cima a baixo.
Esta é a explicação para a luva entregue ao hóspede junto com as toalhas quando se está na "maison" de um francês tradicional; pois a falta dela é vista como uma descortesia gigantesca, tão grande como lhe dar lençóis sem fronhas.

sábado, 28 de novembro de 2015

Saudades de Carlos Urbim

Saudades de Carlos Urbim...
Toda vez que vejo imagens dele sou tomada por um sentimento difícil de descrever...
É uma emoção intensa e apaixonada por gente que tráz essa capacidade genial de ser,  pensar e expressar diferente.
Gente que possui esse jeito especial de exercitar a  felicidade com a simplicidade das coisas que fazem brotar riso e amor a  partir daquelas informações que um dia alguém nos apresentou, e que acabaram por virar memórias.
Faltam-me mais criaturas que despertem essa paixão, que tragam essa visão doce, gentil e divertida para as coisas óbvias, mas que nem sempre se entende.
Você as explicava de forma tão lúdica que eu perguntava-me como ainda não havia entendido ?
Carlos Urbim você faz muita falta!!!

BIBLIOTECA

Duas traças, irmãs

Biblió e Teca


Na hora do almoço

Com muito alvoroço

Ouvem a voz

Da mãe traça:

Biblió, Teca!

Venham almoçar

Há guisadinho

De papel

Para traçar!

* Urbim criou este poema para uma campanha para divulgação de bibliotecas.




sábado, 12 de setembro de 2015

Das coisas que são para sempre...



Uma das melhores coisas da vida é nossa capacidade de reviver momentos
 singulares através da memória.
Basta um breve instante e somos absolutamente transportados a uma outra
 época, geralmente carregada de muitas emoções.
Agora a pouco tive o imenso prazer de ser dominada por essa sensação maravilhosa, ao me
deparar com um objeto que mesmo estando guardado em minha gaveta de talheres, fazia
 muito tempo que eu não reparava nele.
Falo de uma bomba de chimarrão.
Se você não sabe o que é isso...  calma!
Não estou falando de nem um artefato explosivo, e nem tão pouco de algo ilícito. 
Explico: no Rio Grande do Sul, região sul do Brasil a população tem um tradicional hábito chamado chimarrão; uma bebida quente que é preparada em um recipiente geralmente
 feito tradicionalmente de um porongo chamado cuia.
Nele é depositado a erva mate moída, que quando devidamente acomodada, recebe água aquecida a aproximadamente 80º e então este líquido semelhante a um chá, é sorvido
atravésde um canudo metálico denominado bomba.
Então... era este o objeto ao qual me referia.
Esclarecido o mistério seguimos para a recordação por este despertada.
Em 2008 fui passar uma temporada fora do Brasil e aí surgiu a necessidade de comprar
 uma bomba e uma cuia para levar comigo, de forma que pudesse de vez em quando
 matar a saudade do hábito do chimarrão.  
Como já fazem alguns anos, não lembro mais onde a comprei e na época foi um achado, pois ela ao contrário das tradicionais bombas para chimarrão que são uma peça única, é  modulada
 e pode ser desmontada e ter o bojo aberto para limpeza.
Ela é uma graça; e mais que isso, está repleta de recordações de momentos onde eu nos dias
 de folga sentava para tomar um chimarrão; estudar ou só ficar mesmo curtindo
um instante de relaxamento e me sentindo um pouquinho
 mais perto das minhas raízes.
O chimarrão que é visto por pessoas de fora de forma estranha, é um hábito bem interessante em minha opinião; por que ele estimula o compartilhamento e
muitos momentos de boa conversa.
Por aqui é bastante normal, nos encontrarmos com os familiares e amigos para como dizemos:
"tomar um chima".
Diante do compartilhamento de uma bebida quente e reconfortante não há como não desenvolver laços, soltar o verbo e deixar que estes instantes criem
e solidifiquem belas amizades e lembranças.
Essa bomba é só uma das coisas que são para sempre; que nascem assim meio que ao
acaso e sem muita importância em uma fase de sua vida, mas que depois
 te acompanham para sempre.
Seguem as fotos da minha "bomba de estimação"
e para aqueles que não conhecem o chimarrão, disponibilizo dois vídeos um sobre
 o preparo deste  e outro sobre a trajetória da erva mate.